segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sérgio Sampaio: "Pobre meu pai"

Vou começar falando de Sérgio Sampaio (não me perguntem porquê). Alguém conhece?
Se isso fosse uma palestra em qualquer auditório lotado talvez uns dois ou três, provavelmente “cabirecas” e barbudos, levantassem a mão.
Sérgio Sampaio é capixaba, de Cachoeiro de Itapemirim. Nessa hora 300 senhoras na faixa dos 60 anos gritariam que conhecem porque foi lá que nasceu o Rei (risos meus) Roberto Carlos.
Sérgio é uma vítima do mercado. Fez músicas maravilhosas, do rock ao tango, mais criativas do que as do Raul Seixas, do qual foi parceiro, e morreu no ostracismo.
Um cara com visual de roqueiro, papo de hippie mas que era fã de Orlando Silva, Nelson Rodrigues e Sílvio Caldas é no mínimo um personagem curioso.
Talvez você conheça “Eu Quero Botar Meu Bloco Na Rua” mas como aqui é o “Lado B do Lado B” vou mostrar “Pobre Meu Pai”, que é uma das muitas músicas que eu acho a mais bonita do mundo. E como o papo aqui é sobre composição achei um vídeo super tosco mas que dá pra gente perceber as sutilezas dessa canção. Nesse vídeo encontra-se Sérgio Sampaio, o violão e um monte de gente passando em frente à câmera.
Não fique só nisso, procure saber mais. Vá se informar, camarada. Te dou uma força. Comece por aqui: http://sergiosampaio.uol.com.br/ . E depois siga seu caminho...
Agora olhe e ouça isso:

3 comentários:

Groselharias disse...

Encontrei teu blog quando procurava alguma informação a mais sobre essa musica do Sampaio.
Bom seu post cara!
Adoro essa musica. A letra pra mim ainda é obscura. Queria compartilhar algumas ideias sobre ela.
Teria algo a compartilhar sobre sua percepção da musica?

Ronan Caixeta disse...

Falou tudo Fabrício! Pra quem quiser saber mais sobre o Sérgio, eu recomendo o livro eu quero botar meu bloco na rua uma biografia do Sérgio escrita por Rodrigo Moreira, editora Muiraquitã.
E quem quiser também saber um pouco mais sobre essa música e outras que compoem o disco Eu quero é botar meu bloco na rua... tem um livro com o mesmo nome do autor Paulo Henriques Britto da Editora Língua Geral.
Abraços,
Ronan Caixeta

Fabrício Belmiro disse...

Grande Ronan! Valeu pela visita, amigo. Foi você quem colocou definitivamente o Sampaio na minha vida. Lembra-se? Você gravou dois discos pra mim, na época da Guignard. Até então conhecia uma música ou outra. Valeu demais... Agora eu preciso demais dessa biografia. Vou procurar pra comprar. Grande abraço!

Postar um comentário