domingo, 21 de fevereiro de 2010

Segue o Teu Destino

Penso que arte, para ser arte, tem que ser sensível. Isso pode soar um pouco abstrato, eu sei, mas quer dizer muita coisa. Fui procurar no dicionário o significado da palavra sensível. Fui ao Aurélio, sua definição não me satisfez. Fui ao Michaelis e ele me disse algo curioso. Michaelis foi mais sensível pois foi à botânica buscar algo pra pôr sentido às minhas palavras. Segundo ele: Sensível - "10. Bot. Diz-se da planta que se retrai ou que fecha as folhas quando se lhe toca". Acho que é mais ou menos isso que quero dizer. A arte tem que te tocar, te sensibilizar, te emocionar, te questionar, te informar, te transformar. Digo isso sem pieguice porque acredito também que a arte tem uma função que vai muito além das emoções, ou não só a serviço das emoções, como o senso comum acredita. Mas emocionar faz parte, é onde ela te pega primeiro.
Vamos aos sons. Hoje vou matar dois coelhos com apenas uma tacada.
Sueli Costa é uma compositora brasileira, natural do Rio de Janeiro. Criada em Minas Gerais, local que adotou no coração que Sueli Costa iniciou sua carreira - isso já diz muito. Dona de um talento impressionante como instrumentista e principalmente como compositora,  essa artista nos presenteou com canções requintadas, luminosas, doces, e por vezes bastante tristes. Adoro a beleza da tristeza na nossa música popular. Muita gente de peso gravou Sueli Costa, nomes como Gal Costa, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Elis Regina. Homens também gravaram: Ney Matogrosso, Fagner, Cauby Peixoto e outros mais. Mas como aqui é o "Lado B do Lado B" é na voz de Renato Braz que quero que ouçam a belíssima canção "Segue o Teu Destino". Sueli Costa é louça fina.
O paulista Renato Braz é um interprete bastante premiado dono de uma voz de beleza rara. Seu disco "Outro Quilombo" é um dos melhores discos dos últimos dez anos.
Pra coroar esse post informo que a letra dessa música foi retirada de um poema de Fernando Pessoa.
"Segue o teu destino" é muito sensível.

0 comentários:

Postar um comentário