sábado, 31 de março de 2012

A Mão direita de Vicente Barreto

Há alguns anos um aluno meu, Izaltino Moraes, grande Zazá, peça rara, sujeito boníssimo, me presenteou com um disco chamado "Mão Direita". Disse que estava vasculhando uma daqueles bancas do centrão de Belo Horizonte e achou que eu me interessaria. O disco era tão barato que ele comprou dois, um para mim e outro pra ele. O disco era do Vicente Barreto. Nunca havia ouvido falar do tal músico. Mas todo mundo que ouve um pouco de MPB conhece uma música sua, a mais que batida "Tropicana". Não desanime! Não pare de ler aqui! Morena Tropicana, como é conhecida, é dele do excelente Alceu Valença. Essa música realmente é meio canseira e não apresenta a qualidade da obra de Vicente Barreto.
O nome do disco já é um convite para se ouvir. Quem é músico sabe que o mistério do violão está na mão direita, mas quem ouve atentamente Mestre João Bosco e Mestre Djavan também sabem bem do que estou falando.
Vicente Barreto é da pesada! Ouça um pouquinho da poderosa Mão direita do moço:

Mão Direita - Vicente Barreto / J. C. Costa Neto by Fabrício Belmiro

Na Volta Que O Mundo Dá - Vicente Barreto / Paulo César Pinheiro by Fabrício Belmiro

O Rio Virou Sertão - Vicente Barreto / Celso Viáfora by Fabrício Belmiro

Senhora - Vicente Barreto / Carlos Henry by Fabrício Belmiro

Vicente Barreto é daqueles compositores que precisamos conhecer um dia. Baiano do interior traz uma musicalidade "jeca urbanóide" que me encanta profundamente. Tem uma consciência bacana do país que vive e revela isso em suas composições.  
Vicente possui parcerias com Vinícius de Moraes, Gonzaguinha, Tom Zé, Paulo César Pinheiro e Elton Medeiros, dentre outros. Já foi gravado por Mônica Salmaso, Elba Ramalho e Chico Cesar, por exemplo. Profundo, raro e infelizmente pouco acessível num mundo que em um tal de Teló faz sucesso no mundo inteiro (parece piada de mau gosto). Deixo duas músicas pra finalizar que falam dessas incoerências. A primeira é "Notícias" do disco Mão Direita mesmo e a segunda é "A Cara do Brasil" com Ney Matogrosso (o arranjo lindo), parceria com Celso Viáfora.

A Notícia - Vicente Barreto / Celso Viáfora by Fabrício Belmiro




Vou postar aqui o disco todo pois ele é uma raridade e será difícil encontrar pra baixar:
http://www.4shared.com/rar/YgTB5n5k/Vicente_Barreto_-_Mo_Direita.html

Esse post é dedicado ao meu querido companheiro de sons malditos Márden Pádua. Leitor assíduo do Lado B do Lado B - a quem prometi postar um vez por mês.

1 comentários:

Unknown disse...

Ele realmente é fantástico e uma simpatia em pessoa! Fui a dois shows no lançamento do cd Mão Direita e depois de quase dez anos eu o reencontrei fazendo show em uma casa de forro, era "modinha" e fiquei ate triste em ve-lo por lá sem o seu violão mas feliz por reve-lo. É um artista raro e infelizmente pouco conhecido. Fico agradecida pelo post.

Postar um comentário