sábado, 22 de maio de 2010

Antônio Carlos Bernardes Gomes

Meu amigo e parceiro de composição, Lucas Ed., é um camarada interessante e muito interessado por música. Além de ser compositor, é formado em psicologia, é policial civil, cartunista e blogueiro. Tem ótimo gosto musical e estamos sempre trocando sons. Ele gravou pra mim um disco que acredito ser uma pérola. Esse disco se chama "Água Benta". Foi gravado em 1978, ano em que eu nasci. O músico que o gravou se chama Antônio Carlos Bernardes Gomes, nascido no Morro da Cachoeirinha, no Lins de Vasconcelos, subúrbio do Rio de Janeiro. É um disco de sambas. Samba retado, samba pra dentro e como uma certa dose de humor. Humor porque quando Antônio Carlos gravou esse disco ele era um comediante bastante conhecido em todo Brasil e alegrava as pessoas na pele de seu personagem Mussum.
Eu já sabia do fato de que Mussum era um dos membros fundadores do grupo "Os Sete Modernos", posteriormente chamado de "Originais dos Samba", mas ainda não conhecia seu trabalho solo. Os Originais do Samba é acusado de ser o pai de todos os nefastos grupos de pagode que apareceram naqueles triste anos 90. Já eu não diria isso, respeito os sambista de verdade, eles não têm culpa do lixo que veio depois deles.
Água Benta é disco muito bem feito e divertido. Vale a pena ter na discoteca pirata de sua casa. Se achar que convém, baixe ele aqui:
http://ouro-de-tolo.blogspot.com/2007/08/mussum-gua-benta-1978.html
Vou postar "Água Benta", a música que dá titulo ao álbum, e "Cada Vida Um Destino" pra você ficar com vontade de ouvir mais. Não sei ao certo o compositor dessas músicas pois é uma luta achar informações de Mussum como músico em carreira solo. Creio que são essas composições sejam suas. Se alguém descobrir me diga. E se você achar os outros dois discos que ele gravou me mande o link que eu quero baixar..







Valeu Lucas Ed !
Quer conhecer o Lucas? Ele está aqui:
http://ochickeiroquatro.blogspot.com/

Inté...

4 comentários:

Lucas Ed. disse...

Cara, quantas palavras lisonjeiras...
Eu não vou retribuir à altura. Não dou conta! Já descobri que pra cada Antônio Carlos Bernardes Gomes que eu te passar, você me passará doze Elomares, vinte Luizes Tatit's, uns cinquenta Paulinho's Moska's, uns dois ou três Lucas Ed & Fabrício's Belmiro's... Tô em débito permanente!

Esse disco pra mim foi uma surpresa quando baixei. Porque eu esperava que fosse um disco bom, com uma boa pitada de humor. Esperava um disco do personagem Mussum. Você fez muito bem ao colocar o nome do post como sendo o do homem por detrás do riso. Esse disco é um disco do sambista. Um grande disco de sambista. Toda a molecagem do samba está presente em "Água benta" (a faixa) do mesmo jeito que depois apareceria num outro disco dele, numa canção mais clássica ("Pega ela peru"). Ao mesmo tempo, aquela dor do samba (que o Vinícius já cantava) também está lá, em "Rio Antigo", por exemplo, que eu acho linda.
"Água Benta" (o disco) foi uma agradabilíssima surpresa.
Ver você falando dele e divulgando-o, foi outra.
E sou eu quem agradeço!

JARDEL RODRIM disse...

Belmiro!

Só pra você saber, estou acompanhando o Lado B do Lado B. E, saiba mais: lê-lo me convenceu a reativar o Bioma Rodrim (mas vou mudar o nome porque, pela lógica das pesquisas do Google, só os biólogos vão me achar na net).

Ainda não fiz isso porque, bem, estou na entresafra. Aliás, parece piada que a gente, um dia, acabe usando estas palavras pra se referir a si próprio. Ainda mais depois que o hífen dela caiu e soa tragicômica assim, juntinha.

Sugestão: já que você falou de gente que parece mineiro mas não é, fale aí de gente que parece carioca mas não é, tipo Ataulfo Alves (de Miraí - MG). Dizem que o coitado ouviu muita piadinha de carioca. E era torcedor do Flu, como eu.

Abraço!

Fabrício Belmiro disse...

Meu amigo,

É bom tê-lo por aqui. Gostei da sugestão. Ataulfo é LADO B DO LADO B. Eu mesmo conheço pouco da obra do nosso sambista mineiro. Mas é assunto bão.
Outros trabalhos estão me impedindo de postar com frequência.
E aí, tá chovendo muito a granel?
Grande abraço!

Anônimo disse...

http://finodabossa.blogspot.com/2009/09/homenagem-ao-mussum-3-albuns-para.html

Outros albuns para baixar...

Postar um comentário