sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cinco Sentidos



Você já comprou um disco por causa da capa? Eu não. Mas baixar discos pela capa ou por causa do nome do disco ou do artista eu já fiz. Agora ficou bom porque se eu não gostar deleto.
Foi assim que eu conheci Mateus Aleluia. Vendo as capas e procurando algo diferente para ouvir. Não meu amigos, não tem nada de surpreendente na capa. Apenas um velho preto, não um preto velho. Um senhor negro com um olhar profundo, calmo e um quase sorriso nos lábios. Como vocês podem conferir.
Mas quem é Mateus Aleluia? Mateus Aleluia é Lado Z. É refresco para alma.
Os mais antigos talvez se lembram do grupo baiano "Os Tincoãs", fundado na década de 60 e que Mateus Aleluia era um dos três integrantes. Nesse grupo vocal seus integrantes procuravam valorizar nossas raízes culturais negras. Eu como Vinicius de Moraes sou um branco bem preto, gostei dos caras e do som deles. Recomendo. Posto aqui o maior sucesso do grupo, "Deixa a Gira Girar":



Voltando ao Mateus: único integrante vivo do Tincoãs, respeitado e muito conhecido na Bahia lançou em 2009 o disco Cinco Sentidos em que lança mão das suas composições a partir de uma base afro-barroca e indígena. Original é o que vem da origem e esse disco é raro em todos os sentidos possíveis, não são apenas cinco sentidos, são milhares. O disco traz arranjos impecáveis em um universo lírico rico e uma sensibilidade quase espiritual. Ouço e vejo um Brasil quase esquecido. Fico triste e feliz ao topar com um trabalho desse. Feliz por saber que ainda resistimos, que alguém ainda se interessa e se preocupa em fazer música de verdade e por saber que tem gente pra ouvir. E fico triste por saber que é pra poucos.
Segue abaixo "Ogum Pá", que dói e "Amor Cinza", que dói menos mas nem por isso é menos bonita.






Quer o disco todo. Tem aqui:
http://umquetenha.org/uqt/?p=9766

Tem mais:  Rita Ribeiro, Jussara Silveira e Teresa Cristina gravaram o disco "Três meninas do Brasil" e a música que fecha o disco é justamente  "Deixa a Gira Girar". Quem são essas mulheres? Assunto para as próximas postagens.  Vale a pena ouvir essa interpretação:




Esta postagem é em homenagem à minha amiga e contrabaixista, Larissa Horta, que me cobrou uma escrita.
Valeu Lalá, deixa a gira girar! Sucesso!

5 comentários:

Larissa Horta disse...

Obrigada querido, adorei a homenagem!
"Ogum Pá" é linda, e "Amor cinza" mais ainda!
Já tô baixando o cd...
Beijo grande!

Chuva a Granel disse...

Belmiro,

tô lendo o Lado B do Lado B e fiquei pensando: quanta gente gosta do lado mais ao sul da música, aquele que é metade esforço de quem faz e metade esforço de quem escuta.

Não quero mais tocar música Lado A. E a culpa é sua!

Dá uma olhada no meu blog, postei sobre o ED WOOD - o pior cineasta de todos os tempos.

Abraço, meu velho.

Zak disse...

Caro padrinho, confesso que baixei o disco após vê-lo aqui no seu blog, e, devo dizer, que há muito tempo eu não me surpreendia tanto com um álbum. Letras, arranjos e voz, tudo perfeitamente
harmonizado.

Estou escutando.

Abraço.

Zak

Fabrício Belmiro disse...

Caro afilhado, você não sabe como é bom te ter por aqui. Fico feliz de colaborar com sua estante virtual musical.
Muitas saudades de você.
Grande abraço!

Marcelo Palaro disse...

Qual o link para eu poder baixar o disco todo por favor?

Postar um comentário