quinta-feira, 18 de março de 2010

O Tempo

Celso Adolfo é nosso, é muito nosso. Tem uma carreira longa e profícua. Nasceu em São Domingos do Prata, em Minas Gerais, e marcou minha vida e meus ouvidos quando ouvi  "O Tempo".
Mais uma vez o Acaso me trouxe sons. Sem querer fui parar num show de Celso Adolfo, justamente na turnê de O Tempo. Momento inesquecível.
O Tempo é um disco de 2002. Acho que é trabalho mais bonito de sua carreira. Posso dizer isso pois tenho o prazer de conhecer todos os seus discos. Privilégio meu e de poucos pois seu som não é pra maioria. Pena, eu gostaria que chegasse a todos.
Esse primoroso disco além de ser bonito de se ouvir é bonito de se ver. Sua edição foi extremamente caprichosa, um trabalho quase artesanal. Sua embalagem foi feita em papel reciclado num tom marrom. Seu interior contém belíssimas fotos impressas em papel vegetal. Penso que nossos filhos e netos não terão isso pois a indústrial fonográfica mudou muito e ainda vai mudar muito mais. Estamos em tempos de mídia digital, não é mesmo? Tempo confuso. Na última foto, num fundo azul com pássaros voando, há um poema de Paulo Lemisnki:

"isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai nos levar além"

Tem gente que sabe trabalhar bem...

Deixo a faixa título do álbum, "O Tempo", pra abrir o apetite de vocês.



Veja o que Celso Adolfo faz hoje. Um trabalho bom de pois do outro bom:
www.celsoadolfo.com.br/cms/

sexta-feira, 5 de março de 2010

Simone Guimarães, Cem Anos Para Amar e Baião Barroco

Na música popular brasileira tem muita gente que parece que é de Minas Gerais mas não é. Há casos de músicos não nascidos em Minas Gerais mas que são mais mineiros do que todos, Milton Nascimento é o exemplo maior disso. Nasceu no Rio de Janeiro mas foi criado em Três Pontas e de lá saiu para encantar o mundo.
Apesar de ser mineiro e músico compositor não sei dizer ao certo o diferencial dos músicos nascidos entre as montanhas. Talvez seja algo introspectivo ou nosso espírito barroco, as serenatas do interior, as folias dos escravos. Sei não, admito.
Não conheço Santa Rosa de Viterbo, sei que fica no Estado de São Paulo mas que é pertinho da divisa com Minas Gerais. Lá nasceu, em 1966, Simone Guimarães, cantora, compositora. Fantástica! Sua voz agreste me encanta. Suas composições e suas interpretações me fascinam.
Simone Guimarães anda sempre muito bem acompanhada, nos seus discos figuram participações de grandes nomes da MPB como Milton Nascimento, Ivan Lins, Danilo Caymmi, Francis Hime, dentre outros.
Hoje vou extrapolar. Vou colocar duas canções pois não consegui me decidir sobre qual postar.
Primeiro, "Cem Anos Para Amar" parceria sua com o grande pianista mineiro Kiko Continentino. Essa música me faz verter lágrimas pois me emociona profundamente. Feche os olhos e ouça.



Para finalizar "Baião Barroco". Gostaria muito de saber de onde e como surgiu essa música. Ela é uma parceria de Simone Guimarães como o lendário violonista e guitarrista mineiro Juarez Moreira e me soa como um hino não oficial de Minas Gerais.
Estranha e maravilhosa essa relação de Simone Guimarães com Minas Gerias, nós agradecemos.



Quem sabe ainda não ouço um dia uma música minha na voz de Simone Guimarães? Sonhar não custa nada. Simone Guimarães é jóia fina, eu queria andar por aí com ela também!